Tecnologia do Blogger.

Uso aparelho ortodôntico e agora?


Aparelho Ortodôntico Fixo
Fonte da imagem: Internet


Quero compartilhar com vocês a minha experiência utilizando aparelho ortodôntico. Uso aparelho aproximadamente 6 anos  e me sinto feliz por poder contribuir de alguma forma, relatando o que passei nessa fase de modificações.

Aparelho ortodôntico causa dor?

Uma das principais dúvidas era sobre dor. Serei sincera e desde já explico que o que senti não é regra geral, cada organismo reage de uma forma diferente.
Para colocar o aparelho foi tranquilo, apesar do meu nervosismo. No inicio existe a sensação de que tem algo estranho na boca, nada que seja necessariamente "estranho", vamos usar a palavra "diferente", trata-se de adaptação. Na aplicação não sentir dor, depois ocorreu um desconforto suportável.
Dica: Tome os analgésicos receitados pelo dentista e relaxe. É apenas uma fase e vai passar.

Primeira Manutenção do Aparelho Ortodôntico 

Dependendo do tipo de tratamento o seu retorno ao consultório deve ter uma determinada frequência, sua dentista irá orientar quanto a isso. No meu caso era de mês em mês, ou seja todos os meses no inicio do tratamento ia fazer a manutenção. Que consiste basicamente na inspeção do aparelho, apertar ou folgar as peças, trocar as corretes e ligas, é muito relativo, depende do tratamento.
 A primeira manutenção não sentir dor, depois há sempre um desconforto, uma dorzinha chata que lhe impede de comer alimentos sólidos, minha alimentação nessa fase era basicamente: sopinhas, sucos e leite.  Com o passar dos dias as coisas melhoram e não há desconfortos. 

Mudança de Alimentação / Cuidados Com o Aparelho Ortodôntico
Sempre fui bem disciplinada (risos), nunca quebrei o aparelho ou sofri de algo que afetasse diretamente o tratamento. Aderir hábitos alimentares diferenciados, não tinha balas e chicletes no meu dia a dia, o refrigerante também saiu do cotidiano, não comia docinhos ou alimentos que foçassem muito o aparelho, cortava as carnes em pedaços menores. Quando se usa aparelho deve-se ter consciência que é uma fase e para passar logo é preciso colaborar com o dentista. No mais, me alimentava de forma comum, nunca tive problemas de me sentir para baixo por usar aparelho em uma festinha ou lazer, apenas me cuidava. 

Higiene é essencial

Sabemos que a boca deve ter uma atenção especial, essencialmente quando utiliza aparelho. Minha rotina sempre foi escovar os dentes pela manhã, tarde e noite, e quando me alimentava.
Fazer uso de enxaguante bucal e escovinhas especiais para limpeza do aparelho são dicas importantes, está incluso também passar o fio dental entre os dentes. Para facilitar nossa vida, no mercado já existem fios dentais com uma espécie de anzol que dar para usar na higienização.
Se já tem hábitos de limpeza, não sofrerá muito com essa questão, é apenas um plus na escovação e manter-se sempre atento a esses cuidados!

Quanto tempo durará o uso de aparelho ortodôntico?

O meu tratamento continua, não uso mais o aparelho ortodôntico fixo e sim o removível. Com aparelho já são aproximadamente 6 anos e tornou-se algo muito natural e sem "grilhos". O tempo de uso quem determinará será o profissional responsável, geralmente eles fornecem no inicio do tratamento um relatório das práticas que  farão parte de sua vida e o tempo que durará. Pode ser longo ou alguns meses. 
Deixei de usar aparelho fixo com 4 anos de tratamento, devo está com 2 anos usando o removível e não sei a previsão de término. Algo bem interessante é que a manutenção do aparelho removível tem um espaço maior de retorno ou seja vou no consultório de três em três meses. Inicialmente a utilização do removível era durante o dia e a noite, tirava apenas para me alimentar. Atualmente é apenas antes de dormir.
Dica: Converse com seu dentista sobre o tempo de tratamento e  tenha empenho para cumprir a meta das consultas.

É muito doloroso tirar o aparelho fixo?
Tinha pânico só em pensar em tirar o aparelho, o medo era dos meus dentes caírem (risos). Bobagem! É super tranquilo, relaxe e confie no profissional, caso ele tenha devida formação acadêmica com toda certeza fará o procedimento sem maiores problemas. É apenas remover com um alicate cada peça do aparelho, não senti dor.
A sensação é de alivio e dar uma saudade do aparelho fixo. Imediatamente fiz uso do aparelho removível. 
Dica: Não sinta medo.

Aparelho removível ou conhecido como móvel.


Aparelho Removível/ Móvel
Fonte Imagem: Internet
Quando usa-se aparelho fixo a vontade é de usar o removível. Algo que quase ninguém conta, é que a adaptação para o aparelho removível é pior que o fixo.
Não há dor, o que ocorre são dificuldades em se comunicar.Não me perguntem como alguém consegue conviver 5 anos com um aparelho fixo e quando passa para o removível fica parecendo uma criança falando (risos). Relaxem, isso aconteceu comigo e pode não ser nada disso com você! 
Dica: Conversar, conversar e conversar, ria da situação pois com o tempo será imperceptível o uso do aparelho removível, de forma natural as palavras irão fluir. Fale, fale e fale! 

Aproveite, Use e Abuse do Aparelho Ortodôntico!

Não posso terminar esse post antes de desabafar! 
Use e abuse de seu aparelho, usar esses ferrinhos loucos e estranhos nos tornam pessoas lindas. Sinto muita saudade de trocar as borrachinhas e montar look de acordo com o sorriso.
É um momento único e um tratamento importante, sua autoestima irá aumentar e tudo fluirá de forma natural. A dor vai passar, o desconforto também e o que fica é um lindo e saudável sorriso. 
Procure um dentista especialista em ortodontia e tenha uma conversa franca sobre seus medos e expectativas. Eu realmente necessitava utilizar e no inicio fiquei com medo de muitas coisas, por isso estou postando minha experiencia, foram dias alegres, dias tristes, mas o que levo de verdade é um lindo sorriso e um orgulho "danado" de ter passado por essa fase e sido feliz.

Espero que gostem.

Compartilhe nos seus sentimentos, expectativas, dúvidas e experiências. Aguardo você nos comentários.
Beijos.





0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo Blog

Posts recentes

On line

Um amor Para Recordar...Inesquecivel! Copyright © 2008-2015 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital